Comer..... É marmellada !


"Como diz Câmara Cascudo, o significado da
comida ultrapassa o simples ato de alimentar-se. São muitas as tradições que
consideram a hora da refeição como semi-sagrada, de silêncio, compostura e de
severidade. Manda-se respeitar a mesa e, no interior, não se comia trazendo
armas, chapéu na cabeça ou então sem camisa. Comer junto é aliar-se: a palavra
“companheiro” vem do latim “cum panis”, de quem compartilha o pão.



A culinária brasileira é rica, saborosa e diversificada. Cada um
dos estados brasileiros tem seus pratos típicos, preparados de acordo com
antigas tradições, transmitidas através das gerações".







sábado, 22 de maio de 2010

È banana, sim senhor!

É Banana, sim senhor!
O frutinha brasileira e gostosa!
 Eu adoro comer banana, de qualquer jeito e asinda por cima é super nutitiva e faz bem prá saúde. Um dos meus doces preferidos é o doce de banana, pena que eu não sei fazer, pelo menos não fica igual ao da minha mãe que é uma delícia, que dá água na boca.
Pra fazer o doce de banana, você só precisa de:




10 bananas nanicas

5 colheres de açúcar

meio limão

5 cravinhos da índia e também canela, em pó ou em pau.

Esses ingredientes você tem que ter todos a mão antes de começar a receita.

Para preparar é simples.

você vai colocar as bananas para cozinhar por 5 minutos, depois vai juntar

o açúcar

o limão

os cravinhos

e assim você vai amassando até ela se tornar uma papinha, e você então retorna a deixar cozinhar por cerca de 8 minutos, até desgrudar do fundo da panela.

Depois, é só retirar e colocar numa vasilha, e deixar esfriar.

Para deixar com um toque especial você pode estar colocando canela em pó por cima, ou então decorando com a canela em pau. Sirva gelado.




OU ENTÂO ESSA RECEITA:


Este doce, apesar de muito tradicional, nunca sai de moda. Nesta receita o açúcar mascavo valoriza ainda mais o sabor.




4 xícaras (chá) de açúcar mascavo

1 xícara (chá) de água

1/2 colher (sopa) de cravo

20 bananas nanica ou prata maduras

4 pauzinhos de canela quebrados em pedaços



Descasque as bananas, corte-as em pedaços e coloque-as em uma panela grande. Junte o açúcar, o cravo, a canela e a água e cozinhe em fogo médio, mexendo às vezes, por 50 minutos ou até que engrosse e o doce se solte do fundo da panela.


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA




Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Liliopsida

Ordem: Zingiberales

Família: Musaceae

Gênero: Musa





INFORMAÇÕES



A Banana é um fruto cuja origem é o sudeste do continente asiático.



Esta fruta tropical possui uma polpa macia, saborosa e doce.



Elas formam-se em cachos na árvore chamada bananeira.



Existem diversas espécies de bananas. No Brasil, as mais conhecidas são: nanica, prata, banana-terra e a banana maça.



Elas nascem verdes e quando estão maduras ficam com as cascas amarelas (maioria das espécies) ou vermelhas (minoria).



Cada bananeira produz de uma só vez de 5 a 15 pencas de banana.



São muito utilizadas na culinária de centenas de países. São consumidas ao natural, fritas, cozidas e assadas.



Uma banaca madura e de porte grande (nanica, por exemplo) pesa, em média, 120 gramas.



A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A.



A banana não possui sementes, ela é um fruto sem fecundação prévia.



Aproximadamente, 70% deste fruto é composto por água.



A banana nanica, mais consumida no Brasil, é muito utilizada em bolos, doces e outros pratos da culinária brasileira.






4 comentários:

  1. iSSO É UMA MARMELADA,MUDASTE E AINDA NÃO ME CONVIDOU PARA TOMAR UM LANCHINHO AI COM VOCÊ ISSO É MUITO TRISTE PARA MIM.sABE aLE 7 ANOS AQUI EU JAMAIS FUI CONVIDADA A IR A NENHUMA CASA AMIGA PRA NÃO FALAR MAL A tÉIA SIM, MAS VC,A cRIS O dANIEL,NINGUÉM A vAL ME TROUXE UNS BOLINHOS,MAS AQUELE CONVITE DE SE ASSENTAR A MESA ISSO JAMAIS EXPERIMENTEI E NA MINHA CASA MUITA GENTE PASSOU ISSO SEMPRE ME DEIXARÁ FRUSTRADA NESTA VIDA.AH!d.wANDA TADINHA SEMPRE QUERIA QUE EU COMESSE COM ELA,MAS ERA MAIS PARA EU FAZER COMPANHIA, ENTENDE? O COMPARTILHAR DA VIDA.TODOS ADOROAM MEUS CHOCOLATES COM CHANTILY, MEUS CALDO VERDE,MINHAS CANJINHAS,mingau E PRA MIM NADA!tÕ DE MAUUUUUUUUUU(brincadeirinha)

    ResponderExcluir
  2. Gostei deste Blog e não é marmelada não.Nem sei se conseguirei voltar aqui pois ganhei meu computador de meu filho e estou apanhando e to tentando fazer amigos no orkut também.Você possui orkut?Mas sabe porque te escrevi?você morava ali perto da feirinha da Calixto?Eu acho que te conheço dali...

    ResponderExcluir
  3. Todas as frutas tem medo da banana.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu te adorava tanto, que amadacleis era um orkut falso ,tudo falso, para ficar por perto sabia?Bem agora ficou,E eu também pedi bandeira branca.Ficar sem você é retroceder,é perder de viver,é dar risada e entrar em fria,é muita vida a pulsar neste peueno corpo.Eu amo voce amiga E como vai dar conta de tantos blogs? que horror!Gasta muita energia, aquele poesia quando a gente escreve o corpo escreve inteiro, eu quero essa poesia,você me envia?

    ResponderExcluir
  4. Amo banana, as vezes quero um doce, esquento 2 bananas no micro e coloco canela, adorei essas receitas.

    ResponderExcluir

É Marmellada ! Foi um prazer,ter você por aqui!