Comer..... É marmellada !


"Como diz Câmara Cascudo, o significado da
comida ultrapassa o simples ato de alimentar-se. São muitas as tradições que
consideram a hora da refeição como semi-sagrada, de silêncio, compostura e de
severidade. Manda-se respeitar a mesa e, no interior, não se comia trazendo
armas, chapéu na cabeça ou então sem camisa. Comer junto é aliar-se: a palavra
“companheiro” vem do latim “cum panis”, de quem compartilha o pão.



A culinária brasileira é rica, saborosa e diversificada. Cada um
dos estados brasileiros tem seus pratos típicos, preparados de acordo com
antigas tradições, transmitidas através das gerações".







sábado, 25 de junho de 2011

A volta!

Eu estou muito feliz de voltar ao É Marmellada!! Já estava com água na boca e tantas coisas para contar prá vocês. Tem um prato que sou apaixonada e sou capaz de lamber até o prato quando acaba que é o Risotto e dentre essa infinidade de receitas de Risottos o que eu mais gosto e me rendo é o Risotto Alla Milanese .Veja que delícia!
Beijos e até!




INGREDIENTES:



400 gr de arroz carnaroli

1/2 unidade(s) de cebola ralada(s)

1 dente(s) de alho inteiro(s)

3 colher(es) (sopa) de azeite

5 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa

1 copo(s) de vinho branco seco(s)

1 colher(es) (sopa) de açafrão

50 gr de parmesão ralado(s)

2 litro(s) de caldo de carne



Coloque o açafrão numa tigelinha com ½ copo de água quente e

deixe de molho por 2 horas.

Numa panela coloque o azeite e 3 colheres(sopa) de manteiga. Quando derreter, junte a cebola e o dente de alho. Deixe suar e coloque o arroz. Mexa em fogo médio por uns 3

minutos. Coloque o vinho e vá mexendo até que evapore. Então comece o

cozimento com o caldo, colocando pouco a pouco e mexendo até que seque.

Torne a colocar o caldo até completar o cozimento.

Na última mexida, coloque o açafrão dissolvido na água e misture até que o

arroz fique todo amarelo. Coloque o restante da manteiga, mexa bem forte, apague o fogo

e complete com o queijo. Pode ser acrescentado funghi secchi se gostar.

E agora, um pouco de história que faz a gente gostar ainda mais de cada prato, cada sabor, cada ingrediente, cada aroma....



A HISTÓRIA DO RISOTTO



A Itália, pátria do risotto, na produção mundial, está com apenas 0,2% em termos quantitativos, porém em termos culinários, nenhum outro lugar ergueu o arroz mais alto do que esse país.



No século XIII e anterior, há registros na Itália sobre a presença do arroz. A lavoura, no entanto, só se firma a partir do século XV. O arroz chegou pelo sul, proveniente da África e do Oriente Médio. Nas províncias meridionais, como a Sicília, o arroz é preparado preferencialmente no forno.



Na Lombardia e Piemonte, ao norte, os arrozais prosperaram, irrigados. O Estado quis manter a exclusividade dessa produção de qualidade proibindo a exportação.



Na Itália setentrional a culinária tomou rumo diferente da do sul. O arroz não vai ao forno. Ele é cozido dentro de caldos e sopas, aos poucos, vai engrossando, ficando mais espessos, o líquido é absorvido, o arroz aparece mais, ganha volume e, finalmente, vida própria. Isso é o risotto.



A palavra risotto provém de dialeto lombardo-piemontês. Uma "sopa enxuta", cremosa, na qual se forma uma liga entre os grãos devido à qualidade do arroz que libera amido suficiente na fervura para unir os grãos. O brodo e os molhos são absorvidos, mas os grãos não ficam encharcados. Essa é a grande diferença entre os demais tipos de arroz. Essa é a essência do risotto. Somente o italiano conseguiu grãos que, ao cozer, absorvem os sabores e se juntam sem grudar. Outros grãos, mais soltos e secos, ficam encharcados e grudentos, não são um verdadeiro risotto.



Para o resto do mundo, o arroz cozido é apenas guarnição para os pratos, na Itália o arroz tem status de primeiro prato e de prato principal.



O arroz arbório, dentre os italianos, o de grão mais longo, serve para todos os tipos de risotto, aceitando bem o queijo e a manteiga.



Podem ser feitas tantas combinações de risotto quiser, depende apenas da imaginação do chef.



A história do arroz registra a crendice do homem no poder da espiga e dos grãos, considerados portadores da paz e prosperidade, símbolos da felicidade e fertilidade. Narra o esforço e a habilidade do homem para se alimentar, mas que também descreve a imaginação a serviço da gula, que faz com a simplicidade receitas admiráveis.

A MAIS SABOROSA COMBINAÇAO: O RISOTTO

O arroz é considerado um condutor de sabores, por isso o segredo de um delicioso risotto é o resultado da combinação entre carnes, verduras, temperos especiais e o arroz. O risotto combina divinamente com a culinária moderna: é saboroso e muito prático, pode ser servido como prato único ou combinado com frangos, carnes, peixes, frutos do mar e doces.