Comer..... É marmellada !


"Como diz Câmara Cascudo, o significado da
comida ultrapassa o simples ato de alimentar-se. São muitas as tradições que
consideram a hora da refeição como semi-sagrada, de silêncio, compostura e de
severidade. Manda-se respeitar a mesa e, no interior, não se comia trazendo
armas, chapéu na cabeça ou então sem camisa. Comer junto é aliar-se: a palavra
“companheiro” vem do latim “cum panis”, de quem compartilha o pão.



A culinária brasileira é rica, saborosa e diversificada. Cada um
dos estados brasileiros tem seus pratos típicos, preparados de acordo com
antigas tradições, transmitidas através das gerações".







quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Vamos começar do zero...

Bom dia, gente!
Vamos começar do zero....
É uma seleção de dicas no passo a passo para quem quer começar... Essas dicas são de sites e minhas mesmo, acredito que irá ajudar muita gente na cozinha, assim como me ajuda todos os dias.
Então, vamos lá...

Arroz Branco


2 xícara(s) (chá) de arroz


4 colher(es) (sopa) de óleo de soja Sadia

2 dente(s) de alho picado(s)

1/2 unidade(s) de cebola picada(s)

4 xícara(s) (chá) de água fervente


1 - Meça o arroz e escolha-o, retirando pequenos pedaços de breu que possam ter ficado do beneficiamento, alguns grãos, ainda com casca e outros elementos estranhos ao produto. As boas marcas, praticamente dispensam este processo. Em seguida, coloque o arroz numa bacia ou num lava-arroz, que pode ser encontrado em qualquer supermercado, a preços acessíveis e que facilita a lavagem. Lave o arroz várias vezes, escorrendo-o e colocando mais água, esfregando-o, com as mãos, até que a água saia transparente, sem resquícios do amido do arroz (é o que deixa a água leitosa). Deixe secar, antes de prepará-lo.




2 - Leve uma panela ao fogo e deixe-a aquecer. Junte o óleo. Despeje a cebola e o alho. Deixe fritarem até que a cebola esteja transparentes.



3 - Junte o arroz ao refogado e refogue-o, até que esteja seco - vai sentir, pois os grãos se soltam e, ao mexer, percebe isso, até mesmo pelo som que faz o arroz ao ser mexido na panela.



4 - Junte a água fervente. Deixe levantar fervura novamente e coloque sal. Tampe a panela, mas não totalmente, pois a água vai transbordar e sujar o fogão. Deixe uma abertura de um dos lados, como vê na foto. Algumas panelas dispõe de um dispositivo na tampa, como estas que vêem, que permite a saída do vapor e você, nesse caso, pode fechar a tampa sem medo.



5 - Deixe ferver até que seque. Quando o arroz está seco, faz alguns furinhos na superfície. Em todo caso, com um garfo, puxe os grãos de um lado para ver se a água do fundo secou mesmo. Tampe a panela e deixe descansar por uns 10 minutos com a tampa fechada, antes de servir.



Dicas

1 - Substitua o óleo por manteiga, banha de porco ou de galinha para variar o sabor.



2 - Quando estiver quase seco, junte salsa ou coentro e deixe acabar de cozinhar.



3 - Para garantir um arroz soltinho, ainda na panela, revire-o todo com um garfo (atenção, não serve colher).



4 - Experimente o arroz de alho: amasse em um pilão ou com auxílio do martelo de carne, uns 3 dentes de alho e refogue-o com a cebola.



5 - Acrescente 1 colher de sopa de massa de tomate ou meia xícara de chá de purê de tomate (desconte ¼ de xícara da água a ser colocada) para deixar o arroz avermelhado.



6 - Em algumas regiões, o vermelho do arroz é conseguido com uma colher de sopa rasa colorífico (também conhecido por colorau).



7 - Se gostar do arroz mais duro ou mais papa, diminua ou aumente a quantidade de água.



8 - Acrescente um ou dois cubos de caldo de galinha, mas, nesse caso, prove antes de colocar o sal, provavelmente, nem seja necessário.



9 - Junte uma colher de chá de açafrão e o arroz ficará com um sabor diferente e amarelinho.



10 - Se o arroz queimar, retire a parte superior, sem mexer no fundo e poderá aproveitá-lo, ainda, a menos que tenha queimado demais e o gosto de queimado tenha passado para a parte de cima. Se isso acontecer, ria muito. Não se preocupe, pois sempre haverá tempo para fazer outro e, confessamos, isso já nos aconteceu muitas vezes, assim como aos melhores cozinheiros do mundo.


Feijão



2 xícara(s) (chá) de feijão preto


2 colher(es) (sopa) de óleo de soja Sadia

1/2 unidade(s) de cebola picada(s)

2 dente(s) de alho picado(s)

1 folha(s) de louro

quanto baste de sal

quanto baste de pimenta-do-reino branca moída(s)


1 - Escolha o feijão, retirando todos os que estejam quebrados, murchos, secos, enrugados e as pedras, que infelizmente, costumam vir junto, às vezes, dependendo da procedência do grão. É que o feijão é seco, nas fazendas em um terreiro, às vezes, um simples pedaço de chão batido.




2 - Lave bem (umas duas ou três vezes, até a água sair limpa) e coloque-o de molho em água que o cubra, de um dia para o outro. Esse passo é importante, principalmente quando o feijão estiver mais velho e mais duro, pois vai amolecê-lo e você economizará tempo no cozimento.



3 - Leve o feijão ao fogo em panela de pressão, com a folha de louro e água (o suficiente que cubra) por cerca de 30 minutos. Esse tempo pode variar, dependendo do tipo e do tempo de colheita do feijão. Se não tiver panela de pressão, este tempo pode chegar a duas horas. Abra a panela com cuidado. O feijão deverá estar bem macio, alguns grãos já se abrindo.



4 - Leve uma panela ao fogo. Quando aquecer, coloque o óleo. Junte a cebola e o alho picados e refogue, até que a cebola esteja transparente.



5 - Acrescente umas 2 xícaras do feijão já cozido, sem o caldo. Refogue-o e esprema-o com o auxílio de uma colher. Este processo fará com que o caldo engrosse mais.



6 - Junte umas 2 xícaras do caldo do cozimento, salgue e deixe ferver, até que esteja quase seco. Junte, então, uma xícara de água e deixe ferver mais um pouco. Este é um truque que faz com que o caldo fique mais grosso. Quando estiver na densidade que aprecia, misture ao restante do feijão cozido e estará pronto.





1 - Acrescente uma colher de sopa de massa de tomates ou 1/2 xícara de chá de purê de tomate ao refogado. O feijão ficará avermelhado e com outro sabor.



2 - Dê aquele sabor de cozinha da fazenda a seu feijão, usando banha de porco no lugar do óleo do refogado.



3 - Cozinhe com o feijão um pedaço de pele de porco, bacon ou a pele do bacon.



4 - No final do cozimento, experimente colocar coentro picado. Dá ao feijão um sabor diferente, principalmente para quem não está acostumado.



5 - Para preparar o refogado, no lugar do óleo, frite bacon em pedacinhos e proceda normalmente quanto ao restante.



6 - Se tiver em casa, sobrando na geladeira, lingüiça já frita, experimente acrescentá-la ao feijão, no refogado, picadinha. Mesmo sobras de carne assada poderão incrementá-lo.



7 - Se for congelar, nunca tempere tudo de uma vez, deixe para temperar na hora de servir.



Farofa



2 unidade(s) de ovo cozido


1 unidade(s) de cebola picada(s)

2 xícara(s) (chá) de farinha de mandioca crua

3 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa

quanto baste de sal

2 colher(es) (sopa) de salsinha picada(s)


Leve uma panela ao fogo com a manteiga, deixe dourar a cebola, junte a farinha, o sal, misture bem.


Por último, pique os ovos e a salsinha jogue por cima dê mais uma mexida e sirva a seguir.


Salada de Legumes



1 unidade(s) de cenoura ralada(s)
2 unidade(s) de jiló ralado(s)

1 unidade(s) de cebola ralada(s)

1 unidade(s) de beterraba ralada(s)

1 unidade(s) de rabanete ralado(s)

1 folha(s) de repolho picada(s)

1 unidade(s) de pepino japonês picado(s)

3 folha(s) de alface crespa picada(s)

2 folha(s) de acelga picada(s)

quanto baste de vinagre branco

quanto baste de sal

quanto baste de pimenta-do-reino branca

3 folha(s) de almeirão picada(s)

Misture tudo e tempere a gosto.


Ótima salada para acompanhar churrasco ou cervejada.

Filé de Frango com Molho de Requeijão



6 unidade(s) de filé de frango Sadia


quanto baste de sal

quanto baste de pimenta-do-reino preta

1 colher(es) (sopa) de margarina Qualy Sadia

quanto baste de orégano

1 colher(es) (sobremesa) de farinha de trigo

3 xícara(s) (chá) de leite

1 colher(es) (chá) de açafrão

100 gr de Requeijão

quanto baste de cebolinha verde


Tempere os filés com sal e pimenta a gosto, o orégano e o açafrão. Deixe descansar nos temperos pelo tempo que tiver. Coloque uma frigideira no fogo e frite os filés na margarina, dois ou três de cada vez, até dourarem. Se notar que estão ficando secos, junte um pouco de água. Reserve. Junte o leite com a farinha dissolvida à frigideira. Mexa para engrossar, raspando o fundo da frigideira para soltar os resíduos. Junte o requeijão e deixe no fogo até engrossar, mexendo sempre. Acrescente a cebolinha. Coloque o molho sobre os filés e sirva com arroz branco.



Purê de Batatas




 1 kg de batata


3 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa

quanto baste de sal

quanto baste de leite quente
1 - Coloque as batatas para cozinhar, com casca. Cubra com água até cerca de 1 dedo acima das batatas, deixando ferver, até que estejam macias.


2 - Utilizando o espremedor de batatas, utensílio indispensável numa boa cozinha, amasse-as, sem descascar e com cuidado para evitar que fiquem encaroçadas.



3 - Antes de colocar outra batata no espremedor, retire a casca que ficou dentro do recipiente com a ajuda de um garfo. Observe que assim é bem mais fácil: casca para um lado e batata para o outro.



4 - Coloque a massa obtida, ainda quente, em um prato fundo ou tigela juntamente com a manteiga e o sal. Com o auxílio de um garfo, amasse delicadamente e vá colocando leite quente aos poucos, até que o purê fique na consistência desejada.
Variações:

1 - Você também pode cozinhar as batatas descascadas. Nesse caso, coloque um pouco de sal na água e observe a qualidade das batatas, pois elas podem reter muito líquido. Na dúvida, cozinhe com casca.



2 - No lugar de colocar a margarina ou manteiga direto na massa de batata, leve-a ao fogo na panela e frite ali um dente de alho picado. Dá um sabor diferente ao purê e fica ótimo para servir com peixe.



3 - Para decorar o seu purê, salpique com salsa picada.



4 - Algumas receitas sugerem que se junte ao purê, já na consistência desejada umas 2 ou 3 gemas.



5 - Experimente fazer o purê normalmente, deixando-o mais duro do que o ponto que o aprecia e acrescente um pouco creme de leite. Depois, salpique queijo prato ralado, por cima.



6 - Cozinhe espinafre, refogue-o na manteiga e cebola ralada, ou como seu costume. Num refratário, coloque o espinafre refogado, cubra com o purê e salpique com bacon tostado, bem sequinho e moído com as mãos. Leve ao forno alto por uns 15 minutos, mais ou menos, até que doure por cima.



7 - Lave um maço de mostarda ou couve nabiça. Escalde, esprema bem e pique. Refogue no alho e óleo. Coloque num refratário, salpique queijo ralado ou bacon na forma indicada acima. Leve ao forno para dourar.

SOBREMESA



Pudim de Pão

3 unidade(s) de pão francês


1 1/2 copo(s) de leite

1 copo(s) de açúcar

2 unidade(s) de ovo

50 gr de Queijo Ralado

4 colher(es) (sopa) de farinha de trigo

2 colher(es) (sopa) de margarina Qualy Sadia


Coloque aproximadamente 1 dedo de açúcar no fundo de sua fôrma refratária. Regue com 8 colheres de sopa de água e leve ao microondas por 6 a 8 minutos em potência alta, sempre observando para não queimar.


Deixe no microondas em tempo de espera. Retire e espalhe a calda por toda a superfície do refratário, com o auxílio de uma colher, não esquecendo o cone central. Reserve.

Descasque os pães e corte-os em fatias. Coloque numa tigela e cubra-os com leite (facilita o liqüidificar).

Coloque o pão e todos os demais ingredientes no liqüidificador e bata.

Despeje na fôrma caramelizada e leve ao microondas em potência média, por cerca de 12 a 15 minutos.

Bolo de Laranja de Liquidificador


Tipo de Culinária: Culinária Popular


Categoria: Doces

Subcategorias: Bolos

Rendimento: 12 porções

Este bolo de laranja de liquidificador é prático de fazer e fica muito leve e macio. Experimente e verá!



1 unidade(s) de laranja sem casca(s)

3 unidade(s) de ovo

1 xícara(s) (chá) de óleo de soja Sadia

3 xícara(s) (chá) de farinha de trigo

2 xícara(s) (chá) de açúcar

1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

Calda

1 xícara(s) (chá) de suco de laranja

3/4 xícara(s) (chá) de açúcar


Todas as receitas e as imagens das receitas foram extraídas do site:

Cyber Cook

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

É Marmellada ! Foi um prazer,ter você por aqui!